A IFMSA

A International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) é maior e mais representativa organização não governamental de estudantes de medicina. Foi fundada na Dinamarca em 1952 e desde então está em mais de 100 países, nos seis continentes. É uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

A IFMSA Brazil, representante nacional da IFMSA, foi fundada em Londrina há mais de vinte anos e hoje está em 76 escolas de Medicina no Brasil. Realizando projetos, campanhas e eventos em saúde pública, sexualidade, direitos humanos e educação médica, a IFMSA Brazil insere os estudantes de Medicina em um contexto de transformação global. O Comitê Local FURB tem feito, há 4 anos, um trabalho abordando todas essas vertentes.

É importante destacar que o Comitê Local FURB da IFMSA Brazil está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina, já que, através dos intercâmbios, temos a oportunidade de treinar habilidades de linguagens verbais e não verbais em português, inglês e em diversos outros idiomas estimulando, portanto, o aperfeiçoamento da comunicação, que é fundamental tanto para a interação entre os profissionais quanto no contexto da relação médico-paciente. Outro benefício dá-se para aqueles que desejam ser coordenadores de nossas atividades, por aprenderem a tomar decisões importantes e desenvolverem a responsabilidade da liderança, essencial para um bom trabalho em equipe.

Tudo isso pode nos auxiliar a formarmos profissionais completos e aptos a enfrentar as reais necessidades do sistema de saúde atual, o que insere a IFMSA Brazil no curso de medicina da FURB como um diferencial na formação dos estudantes. Participar desse trabalho, ainda, confere oportunidade a acadêmicos iniciantes, ainda no primeiro período do curso, de conviverem com os estudantes mais experientes. Os estudantes participam de forma voluntária de ações que lidam com o público em geral, consistindo em grande oportunidade de aproximar os conteúdos de saúde aprendidos em sala de aula à realidade local. Dessa forma, nós treinamos a linguagem correta que devemos transmitir informações em saúde e introduzimos ações sociais no contexto de nossa formação acadêmica.

Mais informações na página https://www.facebook.com/furb.ifmsa ou com os membros do comitê.

“Think global, act local.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*